Sitemaps

Sitemaps

Sitemaps é um procedimento realizado por um Webmaster (responsável pelo gerenciamento de um determinado site), a fim de facilitar a indexação do site, ou seja, ele informa para o Google e outros buscadores, a localização das páginas e orienta o que deve ser indexado. Sendo assim, de forma inteligente, o Googlebot faz a leitura desses arquivos e rastreia esse determinado site.

O usuário nunca será penalizado por possui um Sitemaps, entretanto os algoritmos do Google por serem muito complexos na programação, não garantem que todos os itens sejam indexados e rastreados. Entretanto é um complemento ao rastreamento normal.

Google XML Sitemaps – Parte 01

Google Search Console- Parte 02

Arquivo Sitemaps.xml

Os Buscadores como Google, Bing e Yahoo!, Suportam um protocolo conhecido como, XML Sitemaps e nos meados de 2005, o Google foi o primeiro buscado a anunciá-lo. E em um ano depois, mais especificamente em novembro de 2006  o Google,  Yahoo! e o MSN Search concordaram em seguir o mesmo padrão, independendo qual buscadores visitassem seu site,

Sua utilização se concretiza em um formato simples XML (Extensible Markup Laguage) e caso ache que precisa ter certeza da indexação erastreamento de um determinado site, o XML Sitemaps vai se tornar uma ferramenta extremamente útil.

Criação do Arquivo Sitemaps

Para criação de um arquivo XML Sitemaps é necessário um conhecimento técnico, e a primeira etapa para sua criação, é criando em um formato adequado um arquivo sitemaps.xml.

Existem Diversas formas para sua criação, no worpress, por exemplo, você dispõe de alguns plugins, o melhor e mais utilizado no mercado SEO, é o wordpress By yost e Google xml sitempas

Logo abaixo vídeo de como inserir o sitemaps.xml utilizando o google xml sitempas

Outra forma é através de um texto simples ou um gerador XML Sitemaps.
O mesmo é um script simples, o qual você pode criar o Sitemps.xml de forma automática e até mesmo envia-los

Você pode utilizar ferramentas concedidas pelo próprio Google como o antigo webmasters tools agora conhecimento como Search Console do Google. Para assim visualizar estatísticas e os diagnósticos referentes a seu Google Sitemaps.

Nota: Monitore e atualize seu Sitemaps  apartir do momento que ele tiver sido aceito e seu site rastreado.

Extensões de sitemap para mídias adicionais

Sitemaps Mobile

Sua utilização é feita para dispositivos móveis, as marcações não móveis suportadas pelo Google são: XHTML Mobile Profile (XHTML MB), WML (WAP 1.2) e Chtml.

Para mais informações sobre Sitemps Mobile acessehttps://support.google.com/webmasters/answer/6082207?hl=pt-br&rd=1

Sitemaps de vídeos

Sua utilização é feita, obviamente para aumentar as chances de serem encontradas. E os formatos suportados pelo Google são: .mpg, .mpeg, .mp4, .mov, .wmv, .avi, .ra, .ram ,.rm, .flv e .swf.

Para mais informações sobre Sitemaps de vídeos
https://support.google.com/webmasters/answer/80471?hl=pt-BR

Sitemaps de imagens

Sua utilização aumenta as chances das imagens serem indexadas, sendo assim, trazendo mais visibilidade em suas imagens, outro fator de adição, é que você pode listar até mil imagens por páginas.

Existem fatores para tomar cuidado, pois caso você liste uma imagem e não outras, o Google pode entender que as imagens não listadas são menos importantes

Considerações Finais

SitemapXML é um indicador de URLs para os mecanismos de buscas , entre algumas vantagens do rastreamento e da utilização do Sitemaps podemos destacar seus indícios de autoridade, confiança ou uma melhor popularidade dos links internos.

Deixe uma resposta

Fechar Menu