O Que é SEO?

O Que é SEO?

SEO é abreviatura de Search Engine Optimization, algo como otimizadores para os Mecanismos de Busca.

Definimos SEO como técnicas e estratégias de marketing online que visam melhorar o posicionamento de um determinado site por completo ou uma única página, nos resultados orgânicos dos mecanismos de busca, tendo como os principais o Google, Bing e Yahoo!.

SEO cresceu a partir do desenvolvimento dos motores de busca (utilizados para ajudar os usuários a encontrar informações) e da World Wide Web.  Visando que havia uma necessidade de uma navegação web pratica e fácil.

É importante saber diferenciar resultados orgânicos (forma gratuita) dos resultados pagos ou“patrocinados”, que são pagos e de forma rápida deixa seu site, blog ou e-commecer aparecer no topo dos resultados.

Entretanto, quando uma determinada campanha sai do ar, o seu site some da primeira página dos buscadores, sendo assim descaracteriza de forma brusca o caráter de continuidade do que séria a prática de uma estratégia de SEO. Vale lembrar, que em uma busca orgânica a porcentagem de cliques é muito maior.

Nota: Empresas que pagam por cliques, utilizam uma plataforma do Google, conhecida como Google Ads

A História do SEO

Existem relatos da sobre a primeira citação do majestoso Search Engine Optimization (SEO). Importante saber, que nem todos os fatos são conhecidos sobre sua história.Entretanto como diz aquele velho ditado, contra fatos não há argumentos, e o mesmo engloba perfeitamente seu contexto,

No ano de 1997 em um e-mail spam enviado por Dany Sulivam  comprova que o termo Search Engine Optimization (SEO) foi mencionado pela primeira vez.

https://groups.google.com/forum/#!topic/alt.current-events.net-abuse.spam/b-4nd9wXuKs 

Não vamos entrar em detalhes referente a sua historia. Pois não é o foco do artigo, entretanto se quiser mais informações sobre sua origem em geral, você pode encontrar acessando o site  the history of seo

Processos de Rastreamento e Indexação

Para que um determinado site esteja nas páginas de resultados de pesquisa, é importante verificar se o Google pode rastrear e indexar corretamente.O Processo pelo qual o Google descobre páginas novas e atualizadas para inserir no seu índice, se chama rastreamento.

Ele utiliza um software (programa) que faz as buscas, e o mais conhecido é o Googleboot, spider ou simplesmente robô do Google.

O Google boot utiliza algoritmos, programas de computador que impõem a frequência e a quantidade de páginas que devem ser buscadas em cada site e quais sites devem ser indexados.

Ele navega por rastreamento ou “crawler” e percorre por todos os links da web coletando informações das páginas, sendo que em cada link que ele identifica é salvo no index, que são armazenadas no banco de dados do Google.

Na medida em que essas páginas linkam uma com as outras, ele organiza um algoritmo que determina a relevância da página. De fato é um principio, pois hoje é muito mais complexo.

Assista esse vídeo do Matt Cutts,  ex engenheiro do Google responsável pela qualidade dos resultados de busca, explicando um pouco como eles trabalham.

Nota: Caso não deseje que algumas páginas do seu site como de impressão, login entre outras, sejam visitadas pelo Google bot, pode ser feito o bloqueio do rastreamendo do Googleboot, através de um arquivo que fica na raiz do site, conhecido como robots.txt. O mesmo informa quais páginas, o webmaster deseja que sejam encontradas.

Pesquisa de Palavras-chave

SEO é feito em cima de palavras-chave e a pesquisa por palavras-chave é uma das atividades mais importante em uma estratégia de SEO, é preciso ficar ciente sobre conteúdos, serviços e produtos que os clientes e potenciais clientes estão pesquisando.

Palavras-chave – São os termos que os usuários digitam na barra de pesquisa do Google, em busca de algum tipo de conteúdo. Disponibilizamos um artigo completo sobre pesquisa por palavras chaves

SERPs

Quando fazemos uma pesquisa na página inicial do Google, somos direcionados para uma página, o qual é conhecida como SERPs (Search Engine Results Pages) ou em tradução livre, algo como páginas de resultados de uma busca.

-Como exemplo de sua visualização, vamos utilizar a palavras-chave “comprar impressora”.

Após digitado na barra de pesquisa do Google, a palavras-chave “comprar impressora” o usuário é direcionado para SERP.

Veja que no exemplo, destacamos em vermelho a parte o qual fica centrada os resultados pagos ou “ patrocinados”, mencionadas anteriormente. E com a cor verde os resultados orgânicos.

NOTA: Para cada resultado, existe um resumo da página conhecido como snippet, o mesmo engloba o título, link e descrição como mostra a figura abaixo.

Keyword (Palavra-chave)
URl (Nome do domínio de um determinado site)
Title(título do site): Utilize até 70 caracteres
Description (Descrição do Site): Um breve resumo sobre o conteúdo do site, utilize até 156 caracteres

Tipos de Pesquisas

Sem dúvida as buscas são uma das mais importantes e melhores maneiras de atingir clientes é potencias clientes, pois podendo criar um negócio sem depender do porte, pretensão ou alcance de uma determinada empresa.

Existem 3 tipos de pesquisas, tais como: pesquisa de navegação, transação e informação.

Pesquisa de Navegação – Quando um determinado usuário, não lembra corretamente a URL de destino ou até sabe, mas quer correr menos tempo, então utiliza os buscadores como “atalhos” para tal feito.

Pesquisa de Transação – Apesar de o nome deixar bem claro, que faz parte de uma pesquisa que envolva transações como transferência on-line ou cartões de crédito.

Fazer um cadastro em uma conta gratuita ou pesquisar sobre alguma empresa local de um determinado nicho, faz parte de uma pesquisa de transação.

Pesquisa de Informação – Engloba uma vasta variedade de pesquisas. –por exemplo, um determinado usuário pode pesquisar por notícias, artigos sobre determinado assunto e até mesmo especificações sobre produto, serviço ou uma solução.

Embora envolva informações de pesquisa sobre produto ou serviço, não vai ser uma busca de transação, pois o foco do usuário em primeiro estágio é obter informações, clicar e ler.

Fatores On-Page e Off-Page

Alguns fatores importantes para serem levados em consideração é que o algoritmo do Google vai avaliar cada detalhe do seu site e toda sua relação com a internet.

Não é por acaso que SEO se ganha nos detalhes, pois ele valoriza conteúdo, links e texto longo. A Utilização dos Métodos de SEO exigem muito trabalho e diversas etapas que envolvem mais de 200 fatores.

Sua subdivisão se concretizada em SEO OnPage(otimização interna) e SEO OffPage (otimização externa).
Logo abaixo segue seus principais fatores:

Otimização Interna (SEO on-page)

Condiz a diversos fatores gerenciados dentro do site, os quais o webmaster (responsável pelo gerenciamento do site) obtêm total controle. Entre alguns fatores básicos posso destacar:

Title (Título do site)
Meta Description (meta descrição do site)
Robots.txt
Mapa do Site
Definição da Arquitetura do Site
Otimização de Imagens

etc…

Otimização Externa ou Construções de Links (SEO off-page)

Otimização Externa ou Construções de Links é a qualidade e quantidade de links que apontam para seu site, blog ou e-commerce. A internet é feita de links e o algoritmo do Google, vai avaliar cada detalhe do seu site, sua relação com a internet e se seu site é mencionado em outro site.

Um termo muito citado no SEO quando se diz respeito a construção de links é o backlinks. Uma técnica voltada para criação de links, ou seja, links que apontam para seu site

SEO e os Sinais Socias

Os Sinais sociais são extremamente importantes em um projeto de SEO, pois o Google leva muito em consideração,  um fator que não pode passar despercebido.

Você pode utilizar os recursos fornecidos diretamente pelo Facebook e Twitter. Caso utilize essas redes sociais.

Considerações Finais

SEO é um quebra-cabeça, em pró de otimizar o site para fornecer uma melhor experiência de usuário, sendo sempre necessário seguir as diretrizes do Google e focar no usuário para assim estabelecer uma conexão emocional.

Uma otimização começa e nunca termina, pois sempre vai existir algo para otimizar em um site. E para que exista uma estratégia de SEO eficaz, devemos pensar em cada detalhe do site, toda sua relação com a internet e sempre investir em conteúdo de qualidade.

Um projeto de SEO é a médio e longo prazo, e hipótese alguma, aceite profissionais que dizem trazer resultados em pouquíssimos dias.

Deixe uma resposta

Fechar Menu