O Que é Conteúdo Duplicado?

O Que é Conteúdo Duplicado?

O Que é Conteúdo Duplicado? É o que acontece quando seu site gera várias cópias de uma única página, ou quando um spammer copia um de seus artigos. São páginas que não agregam valor para o usúario ou mecanismos de busca. Sendo um dos problemas mais comuns de SEO e, curiosamente, um dos mais negligenciados.

Exemplos de duplicação de conteúdo são duas páginas que exibem o mesmo conteúdo, entretanto com URLs diferentes. Outro tipo de conteúdo duplicado é quando você abre seu site com a mesma URL e página utilizando www e sem www como o exemplo abaixo:

  • www.exemplo.com
  • exemplo.com

Outros exemplos:

  • www.exemplo.com/
  • exemplo.com/?
  • www.exempo.com/index.html
  • exemplo.com/

Tag Canonical

O Google precisa exibir conteúdos originais, mas se seu site já tem duas páginas disputando entre si, ele fica na dúvida e não consegue identificar a original, então é extremamente importante resolver esse problema de conteúdo duplicado aplicando a tag canonical

Ela identifica aos mecanismos de buscas, que existe uma versão oficial para ser indexada, coseguindo identificar qual a versão original.

Sendo assim, é possível manter duas páginas com conteúdo semelhante ou idêntico no seu site, não permitindo que uma delas apareça nos resultados de busca do Google.

Um fator para ser levado em consideração é o link juice o qual serve para transmitir relevância de um página de seu site para outra,  entrentanto, com duplicação de contéudo seu site não acumula link juice no lugar correto.

Mas caso seja um problema resolvido, vai descobrir que as páginas são a mesma, ira junta-las nos resultados de buscas e mostrar apenas uma URL. Sendo Webmaster o melhor para saber qual URL gostaria que seu usuário  visualizasse.

Utilizando Canonical Tag

Deve ser inserida dentro da tag <head> e </head> em um documento HTML de um determinado site. E a versão mais simples do conteúdo que você pode mostrar sem perder a originalidade, Caso tenha conteúdo que aparece em URLs diferentes, escolha a que você gosta e esta será a URL canonical

Sendo assim estruture seu site, para que todos os links possam ir para versão canônica. Então seus usuários irão chegar na versão canonical e quando eles linkarem para você, eles linkaram para versão canonical.

Identificando a tag canônica

Um teste muito simples para que não seja necessário a utilização de ferramentas, é você copiar trechos de um post do seu site/blog e colar entre aspas na barra de pesquisas do Google.

Caso seu site apareça mais de quatro vezes na SERPS (Página de resultados de Buscas). Indica claramente que você já indexou mais de uma versão do conteúdo de forma direta no seu índice. Sendo assim, analise qual versão é original utilizando a tag canônica

Redirecionamento 301

São comandos no arquivo .htaccess no Apache. Sua utilização se concretiza, caso seu usuário chegue ao seu site através da URL errada. O Google vai descobrir que as páginas são a mesma, ira junta-las nos resultados de buscas e mostrar apenas uma URL, sendo o webmaster o melhor para saber qual URL gostaria que seu usuário visualizasse

Tags de Nuvens

Elas tbm geram conteúdo duplicado, pois quando são utilizadas por um determinado usuário, começa a gerar URLs e conteúdo idêntico ,  portando é preciso fazer o bloqueio da busca interna.

Conteúdo em outro idioma

Caso resolva traduzir conteúdo de outro idioma, para assim, utilizar no site, não existe problemas em relação a duplicação de conteúdo, pois o Google não consegue associar as linguagens entretanto, faça referência do site utilizado, pois é importante  estabelecer uma conexão de confiança com seu usuário.

Utilizando Ferramentas

Existem ferramentas, que ajudam  a descobrir se outras pessoas estão copiando nosso conteúdo, Se as cópias estão fora de seu site, você pode verificar o conteúdo duplicado usando as seguintes ferramentas:

CopyScape , tanto na sua versão gratuita como  premium
Duplichecker
Plagiarisma
Plagium

As pessoas copiam artigos e colam no seu site, isso é a primeira forma de conteúdo duplicado, entretanto os mecanismos de buscas consegue identificar quando o conteúdo foi copiado.

Os motores de busca não gosta de conteúdo duplicado, pois leva a uma má experiência do usuário. Então se você tem conteúdo duplicado em seu site, você deve fazer todo o possível para eliminá-lo.

Considerações Finais

Muitas vezes falamos sobre como otimizar um site para os motores de busca, como obter links, mas o conteúdo duplicado apenas irritantemente mencionado.

Pode parecer que o conteúdo duplicado não tenha qualquer importância, mas a verdade é que representam um problema sério. Qualquer usuário do Google espera encontrar resultados diferentes, e não com o mesmo teor de uma e outra vez.

Deixe uma resposta

Fechar Menu