Meta robots

Meta robots

Meta Robots é inserida na seção <head> de uma página HTML, ela é utilizada para informar aos robôs dos buscadores, qual página de forma individual deve ser indexada e exibida para os usuários.

Enquanto o arquivo robots.txt solicita para os motores de busca, o não rastreamento de uma determinada página, a meta robots, concede permissão, mas não armazena em seu índice.

metatag robots é composta por três componentes: cache, index e follow.

Componente Cache

Instrui o mecanismo e avise se ele pode continuar com a página no índice publico do mecanismo, disponível por meio do link “instantâneo em cache” nos resultados de busca

Componente Index

 Avisa ao mecanismo se a página tem permissão de ser rastreada e armazenada com qualquer capacidade (uma página marcada como Noindex, será excluída por completo pelos mecanismos de busca)

Componente Follow

 Assim como o Index avisa ao mecanismo que ele pode rastrear links da página e transmitir link juice (aplicando NOFollow você avisa ao mecanismo que os links daquela página não devem transmitir valor de links, nem ser rastreados).

Vantagens na utilização da metarobots

Levando em consideração que os motores de busca utilizam links para descobrir páginas de um determinado site, a meta tag robots, tem uma vantagem clara, na medida em que permite evitar a indexação de determinadas páginas sem se tornar um obstáculo para a busca na sua tarefa de descobrir novas páginas do site

Isto aplica-se muito bem, para páginas que pela sua natureza se prestam a duplicar o conteúdo, tais como:

  • Arquivo da categoria
  • Tag de arquivos
  • Arquivos de datas
  • Resultados da pesquisa interna

Utilizando a Meta Robots

O códido tag aparece da seguinte forma:

“<meta name= “robots” content= ”VALORES”>

Onde VALORES podem incluir:

Index/ NOINDEX – Indica se a página deve ser incluída nos índices de busca ou não.

Follow / NoFollow  – indica se os links em suas páginas, devem ser monitorados e passar o valor do link ou nã

Como no exemplo abaixo, podemos ter uma visão geral de todos os diferentes valores que você pode ter em sua TAG.

  • NOINDEX– Impede que a página seja incluída no índice, ou seja, indica aos motores de busca, que não permiti a indexação da página.
  • NOFOLLOW – Não permiti aos motores de busca segui quaisquer links na página
  • FOLLOW –Permiti aos motores seguir links da página e que encontre outras páginas
  • NOARCHIVE– Evita uma cópia em cache da página de estar disponível nos resultados da pesquisa.
  • Nosnippet– Impede a descrição da página nos resultados da pesquisa, bem como impede o armazenamento em cache da página.
  • NONE– Equivalente a “NOINDEX, nofollow”.

Como vimos, que é formado pelo par NOINDEX e Siga . É a combinação que impede a indexação de um site no índice do motor de busca, permitindo rastreamento e de fluxo de links.

código HTML é:

<Meta name = “robots” content = ” noindex, Siga “>

E lembre-se a trabalhar para aparecer na seção definida <head> e </ head>no código da sua página.Como você provavelmente deve utilizar CMS(Gerenciador de Conteúdo) e precisa de um plug-in para configurá-lo. No caso do WordPress  vai ser de grande ajuda:

A utilização do arquivo robots.txt tem uma vantagem sobre os robôs meta tag, e você não precisa ir para a página de pesquisa para descobrir se ele pode segui-lo.Isso torna a leitura mais rápida, o que aumenta o número de páginas que podem ser rastreados em cada visita.

Deixe uma resposta

Fechar Menu