Meta Description

Meta Description

meta descrição é uma tag HTML, utilizada para exibir um resumo preciso da descrição de um respectivo site, sendo legível para os usuários e motores de busca.

Em 2009 o Google anunciou que a meta description não séria mais como fator de ranqueamento, entretanto, existe a possibilidade de melhorar as taxas de cliques, que é conhecida como CTR (Click Through Rate) e tornar sua descrição clara, concisa e atraente para um determinado usuário

Exibição da Meta Description

Quando um usuário está navegando em um respectivo site, não é possível visualizar a elaboração do resumo feito para Meta Description, pois sua visualização se concretiza apenas na SERP(páginas de resultados de busca) e através do código fonte da página em questão.

No código fonte da página, a meta description, é aplicada dessa forma:

<meta name = “description” content = “Esta é a descrição meta da página” />

 Por que é importante?

Sua aplicação se torna fundamental para chamar atenção de um determinado usuário, pois ele pode está propicio a clicar em sua página caso seja seduzido pela descrição.

Em destaque, ele é principalmente utilizada em  3 situações, pelas quais você deve prestar atenção:

Deve descrever de forma precisa e compacta o conteúdo da página
Apresentar palavras-chave direcionadas, mas não para sua colocação ,mas para indicar conteúdo para os pesquisadores
Através da busca orgânica, ele serve como anúncio em um texto curto e atrativo

7 Dicas para uma boa Meta Description

Segue algumas dicas que vão fazer diferença para uma boa Meta Description:

  1. Nunca utilize uma descrição que não seja verdadeira com o conteúdo da página
  2. Sua descrição não deve ter mais de 160 caracteres (incluindo espaços) ou menos, portanto, obedeça aos limites de caracteres. Pois um texto muito longo é cortado na página de resultados. E não séria nada bom, você utilizar seu precioso tempo para escrever uma descrição e descobrir que a busca cortou
  3. Estude um pouco mais sobre estratégias de copywriting e aplique em seus anúncios.
  4. Estimule os usuários com CTA (calls to action), ou seja botões de ações que incentivam o clique
  5. Tenha um anúncio convincente e atrativo, mas mantendo-se ao mesmo tempo descritivo, pois uma metadrescrição perfeita é como um anúncio perfeito.
  6. É possível fazer testes com sua descrição para analisar seu desempenho nos resultados de pesquisas, portanto faça testes, aprimore, descarte e repita.
  7. Através de (anúncios pagos) veja quantas impressões as palavras-chave fundamentais, receberam durante certo período, utilize o Google Adwords

Nota: Preenchê-lo com palavras-chave  não vai ajudar a aumentar a relevância da página, e pode acabar sendo considerado, uma indicação clara de spam.

Finalizando

A maioria dos que se dedicam a SEO sabem que títulos são muito importantes, não só para o intervalo e na página otimização em geral, mas também para inspirar os leitores a clicar em resultados do Google.

Também é verdade que, para a maioria dos usuários ao realizar uma pesquisa, o título nos inspira e nos faz pensar. Em tais casos, o texto imediatamente abaixo do link do título usado para decidir se deve ou não clique. É aí que uma boa meta descrição pode dar a sua página a atenção extra que merece.

É importante que você seja honesto na sua descrição, porque se um usuário clica em sua página seduzido pela descrição, ele vai esperar para saber o que você prometeu. Se ele não acaba clicando no botão Voltar, ele leva consigo uma imagem negativa do seu site. Sendo assim, a meta description é uma tag que hipótese alguma deve ser ignorada em uma estratégia de SEO

Deixe uma resposta

Fechar Menu