Link Building

Link Building

Link building ou construções de links, é a criação de uma rede de links para seu site/blog, com a intenção de o tornar mais relevante junto do Google e de alavancar a sua ascensão no ranking das pesquisas dos motores de busca. A utilização de link building ou construção de links é extremamente importante para o sucesso de uma estratégia de SEO e para que o seu site atinja, mais rapidamente o topo do Google.

O Link Building e sua importância

Não é segredo que o Google utiliza links para medi a autoridade de páginas da web. Se uma página web atrai links com qualidade de outras páginas, o algoritmo do Google classifica as páginas e decidi qual página é a número um para um resultado de busca, sendo assim tende a aumentar sua importância

De certa forma o link building tem perdido peso, pois o Google está cada vez mais, concentrado no SEO onpage,  conseguindo identificar de forma precisa, o que é um conteúdo de qualidade.Por outro lado o link bulding feito para consegui links relevantes, está cada vez mais importante, pois antigamente se aplicavam técnicas  que hoje me dia não fazem mais efeito.

Por exemplo: links comprados e de spam ficavam bem posicionados. Hoje em dia não funciona mais, pois o Google já consegue identificar com uma boa precisão. o que é e não é um link de qualidade

Formas de fazer Link Bulding

Existem duas formas para se fazer link bulding conhecidas como, prospecção de links ou links bait, sendo que aplicadas da forma correta, você consegue hesito em uma estratégia de SEO.

1. Fazer a ligação Bait

É um conteúdo de qualidade, original e inovador postado de maneira que induza o usuário a linkar para seu site/blog. Um conteúdo pode ter qualidade, entretanto não adianta muito, caso não instigue o usuário a próxima ação de linkar para você, ou seja, ele não se sente motivado para fazer a linkagem.

Formas de fazer Link Bait

  • Uma ótima maneira de se fazer link bait é fazer o melhor post sobre um assunto, faça conteúdos o qual você linkaria
  • Faça conteúdos que possam ser republicados em seu site e e sendo assim, você possa receber os créditos do link
  • Crie polêmicas, pois você se torna conhecido e posteriormente linkado por novos conteúdos, como por exemplo, em um blogpost que fala sobre um determinado assunto e você rebate.
  • As pessoas vivem em buscas de novidades, portando faça algo inovador, pois elas vão acabar linkando caso seja original e relevante
  • Trabalhe com Infográficos é uma boa forma de receber links através de créditos de quem elaborou.

2.Prospecção de Links

Para que seu site mereça link de outros sites é importante que estabeleça uma conexão em buscas de sites relevantes e semelhantes, daí tem oque conhecemos como prospecção de links.

Utilizando em uma estratégia

Uma boa estratégia é trazer uma ideia que não exista em um determinado site ou até mesmo um conteúdo melhor, sendo assim vai existir uma troca de valores. Alguns pontos que podem ser listados:

  • Ofereça artigos de autoridade, entendo em contato com sites/blogs oferecendo artigos de autoridade.
  • Escrever como autor convidado no site/blog de terceiros.
  • Escreva sobre artigos que sejam relevantes e agreguem valor para seu leitor
  • Faça e conceda uma entrevista, localizando pessoas cujas respostas e entrevistas agregariam valor para seu site/blog.
  • Crie estratégias de relacionamento com outros sites do mesmo nicho para que eles confiem em seu site e linkem para você.
  • Faça uma referência para pessoas de um determinado site. Muitas vezes aguça o ego da pessoa citada e ela pode acabar citando você no site.

Outras estratégias:

Link Juice (suco de link)

É a autoridade que transmite uma página através de um link. O Google classifica os sites com base na sua autoridade e relevância, este é transferido entre as páginas através de links, e é transmitido autoridade é o que chamamos de ligação Juice.

Para entender isso, precisamos entender um site como um copo de suco (web) para fazer vários furos (links) sobre a base. Assim, um vidro com um buraco de transmitir todo o suco link através do que uma abertura. Se 10, cada furo vão passar 10% da ligação total de suco, e assim por diante.

Um dos principais aspectos a ter em conta a Link Bulding são os pontos finais para determinar o tipo de suco de link que lhe dará cada link. O suco de ligação é um valor que nós ou não dá autoridade para o nosso PageRank

Que tipos de links focar em minha estratégia de Link Building?

Exitem uma variedade de táticas diferentes utilizadas para construção de links e os tipos de conteúdo que podem atrair links, variam de acordo com o mercado.

O conteúdo de qualidade, está no centro do necessário para construção de links, devemos identificar o alvo da construção de links e qual conteúdo vai refletir melhor. A pesquisas por palavras-chave também ajudam a identificar seu mercado-alvo para assim desempenhar uma efetiva atração de links.

Uma vez que temos uma imagem mais clara dos tipos de ligações disponíveis, devemos decidir como concentrar nossa estratégia, dando continuidade a prioridade qualidade sobre a quantidade e vice-versa.

  • 3 melhores ferramentas para Link Bulding :

MajesticSEO : Autoridade de domínio e volume páginas das ligações. tendência de crescimento de links internos e externos. link texto âncora ligações Palavras-chave Nofollow, redirecionadas e diretas.

Hrefs É uma ferramente que oferece diversas  informações sobre a evolução de uma estratégia de posicionamento,  acima de tudo, se concentra em trabalhar com backlinks.

Sem Rush: É uma ferramenta on-line que permite realizar um monitoramento completo de palavras-chave para pesquisas pagas ou para posicionamento orgânico como também diversas informações relacionadas aos backlinks

Como não fazer Link Bulding

Antigamente, era muito fácil conseguir links em diretórios de sites e diretórios de artigos, Entretanto desde o update do Panda em 2011, eles perderam a importância, sendo contra as diretriz de qualidade de uma trabalho de otimização de sites do Google, e cadastros em sites em diretórios não são mais  relevantes e importante em uma estratégia de SEO.

Outra técnica que ainda é muito utilizada e é contra as diretrizes do Google, é a troca de links e caso você tenha sites da mesma área não existe problemas de linkar uma ao outro, mas fazendo de forma exaustiva, pode despertar uma alerta do Google.

O Google dispõe de muitas informações, conseguindo avaliar com uma boa precisão, links que não agregam valor, e a tendência é que cada vez mais, ele consiga saber qual a importância e relevância daquele link. Sendo assim evite links que não agreguem valor ao visitante do seu site.

Então sempre foque em fazer links importantes para o usuário, pois assim o Google vai entender que o site é relevante para tal termo.

Quantidade não é qualidade

Há quem pense que o link building nunca é demais, mas a verdade é que colocar muitos links sem olhar à qualidade da rede que se está a criar, ou seja, dos websites para e de onde se conecta, pode ser mais prejudicial que benéfico.

Isto porque a origem dos links é bastante importante para o linkbuilding e não basta fazer uma centena de links num só texto para se ter uma estratégia de link building eficaz.

Considerações Finais

construção de links é vital para o posicionamento SEO. Existem inúmeras vantagens que envolvem a aplicação desta técnica, considerar este passo é fazer avançar a visibilidade do seu site para obter mais visitantes e convertê-los em clientes, que por sua vez vão recomendar o site para seus conhecidos.

Portanto, mesmo se isso leve tempo, esforço e, em muitos casos, um certo investimento econômico, esta estratégia deve estar presente em qualquer plano de marketing on-line.

Deixe uma resposta

Fechar Menu