Pesquisa de Palavras-Chave

A pesquisa de palavras-chave é uma das atividades de maiores relevâncias em uma estratégia de SEO, é preciso estar ciente sobre conteúdos, serviços e produtos que seus potenciais clientes estão pesquisando.

Palavras-chave, são os termos que os usuários digitam na barra de pesquisa do Google em busca de algum tipo de conteúdo. Para uma ótima seleção de pesquisa de palavras-chave, deve-se tornar em consideração alguns fatores, tais como:

Volume de pesquisa mês
Nível de concorrência para cada palavras-chave
Relevância do ponto de vista do marketing

É extremamente importante priorizar o tempo em busca de palavras-chave, pois é um título bem elaborado que vai atrair o usuário para seu site, blog ou e-commence.

Long Tail “Cauda Longa”

A cauda longa faz parte da maior porcentagem das buscas realizadas na internet, também chamadas de “Long Tail”, nome popularizado por Chris Anderson. 

Usando a imagem do dinossauro, a cabeça corresponde a uma palavra-chave genérica da qual resultam inúmeros resultados por muitas vezes não correspondendo aquilo que o usuário realmente procura.

Já a cauda, representa as palavras-chave específicas, para às quais o número de resultados é menor, mas a probabilidade de corresponderem exatamente ao que o utilizador procurou é muito maior.

Assim, quanto mais variações de palavras-chave específicas tivermos para o nosso website, maior a probabilidade de quem clica no seu link encontrar exatamente o que procura.

Exemplo: Quero comprar Sapatos Novos. Se pesquisar no Google apenas a expressão “Sapatos”, na primeira página de resultados encontro bloggers sobre moda, lojas online, descrição da Wikipédia e algumas páginas do Facebook.

Esta pesquisa foi realizada com uma Palavra-chave Geral, que apresenta como principal desvantagem o fato de haver vários websites buscando por um lugar de destaque na página de resultados.

Estes não trabalham para o mesmo nicho de mercado (ex: blogger, lojas online, redes sociais, etc.), o que condiciona uma elevada concorrência para uma mesma Palavra-chave.

Quem deseja comprar sapatos, normalmente não utiliza uma palavra-chave tão geral como “Sapatos”, mas uma palavra-chave específica, tal como: “lojas de sapatos online”, encontrando exatamente o que procura.

Nota: Não vale a pena investir em palavras-chave Gerais às quais pela elevada concorrência terão mais dificuldade em alcançar os primeiros lugares na página de resultados.

Assim, se otimizar o seu site utilizando Palavras-chave Específicas, maior será a probabilidade de aparecer entre os primeiros de quem procura o seu produto o encontrar.

Pesquisa de Palavras-Chave com o Google

Uma ferramente importante para ser utilizada em uma pesquisa de palavras-chave é o planejador de palavras-chave do Google Ads Campanhas ativas no Google Ads colaboram em um projeto de SEO identificando as palavras mais relevantes para o seu objetivo.  Segue abaixo um vídeo sobre pesquisa de palavras-chave utilizando o planeador do google ads. Existem diversos tipos de ferramentas de pesquisa por palavras-chaves, logo abaixo segue algumas (na prática). 

Como utilizar o planejador de palavras-chave em um projeto de SEO:

Como Realizar uma Pesquisa de Palavras-Chave com o Google Sugest e Ferramentas Alternativas. (MODO HARD)

Conclusão

É necessário decidir quais palavras-chave você deseja incluir a fim de ser encontrado por seu público-alvo, SEO é constituído em cima de palavras-chave e os motores de buscas vão localizar quais palavras-chave ou campo semântico de palavras-chave (termos próximos uns dos outros com o mesmo sentido) seu cliente ou prospect desejam encontrar.

Os algoritmos buscam palavras-chave, ter um texto é ter palavras-chave. Dessa forma, tenha em cada uma de suas páginas uma única palavra-chave porque o algoritmo de busca procura a página mais relevante de busca que alguém fez.

Os robôs do Google, spider ou Googleboot. Encontram palavras-chave nos elementos HTML da página e fazem a leitura das palavras-chave e semântica. O algoritmo de busca, procura e segui os padrões do WC3 que regulamenta os padrões do HTML.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *