Otimização de Imagens

As imagens são muito importantes em um projeto de SEO, entretanto os mecanismos de buscas, não conseguem fazer a leitura de uma imagem de forma direta, sendo preciso inserir um contexto para as imagens, tais como o texto alt da imagem e nomeação do arquivo. 

#1 Texto Alt da Imagem

Os Algoritmos do Google verificam as imagens de um determinado site, para compreender se existe alguma relação com o seu conteúdo, para tal feito que existe o texto alt da imagem

Essa tag fornece uma breve descrição alternativa sobre a imagem, e após ser feita a leitura pelo robô do Google, ele vai entender que se trata de uma imagem, e que existe uma ligação com a página indexada.

A tag alt, precisa ser utilizada de uma forma clara, sendo assim, procure utilizar um texto que seja curto e descreva a imagem de forma objetiva.

NOTA: Não é aconselhável preencher com muitas palavras-chave na tag de uma imagem, pois pode ser considerada como uma técnica de black hat, o qual é conhecida como keyword stuffing.

Outro fator importante para utilização da tag alt de imagem, é que caso um usuário esteja visualizando um determinado site em um navegador que não suporta imagens,ou até mesmo utilizando algum tipo de tecnologia alternativa, com a tag alt de imagem  presente, ele consegue suprir tal necessidade

Atributo Title

Outro fator importante, é que você pode fornecer informações sobre a imagem, e também utilizar palavras- chave direcionada, através da tag conhecida como atributo title, que nada mais é que o complemento do atributo alt. Ele gera uma caixinha conhecida como tooltip, que aparece quando pausamos o mouse em uma respectiva imagem, como no exemplo abaixo.

Mesmo que o Google tenha informado que coloca mais ênfase no atributo alt é aconselhável utilizar o atributo title, caso forneça informações para o usuário e não seja somente repetição de conteúdo.

#2 Nome do Arquivo

Faça a nomeação de suas imagens através do nome real do arquivo, por exemplo: se a imagem for com uma foto de um coração roxo e a nomeação da imagem for dsc002547.jpg (padrão de máquinas digitais) / dê ao arquivo o nome de coracao-laranja.jpg utilizando um hífen (-) para separar as palavras

Desta forma, você inclui um texto rico em palavras-chave, e os mecanismos de busca visualizam o nome do arquivo de imagem para saber se existe relação de conteúdo entre a mesma.

Outro fator importante, é que grande parte dos navegadores suportam imagens em formatos como JPEG, PNG, GIF e até mesmo BMP. Sendo assim, procure utilizar formatos que sejam suportados.

Nota: Evite utilizar links como imagens e escrever nomes extremamente longo, pois podem ser considerados como SPAM e o Google abomina SPAM.

Considerações Finais

Os algoritmos do Google só vão entender do que se trata nossa imagem caso de forma correta seja utilizado seu contexto, nome de arquivo e o texto alternativo. Sendo assim, vai concretizar uma otimização de imagens muito mais eficiente.

Caso precise fazer pesquisas de imagens do Google e entender melhor suas imagens, você pode acessar a URL: http://images.google.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *